06 outubro 2011

como escolher uma bicicleta

capítulo 17. Que bicicleta comprar - Medidas da Bicicleta x Ciclista


Medidas básicas que devem ser observadas na escolha da bicicleta:



Seat Tube = Tubo de selim do quadro da bicicleta. É o que define o tamanho da bicicleta.

Nas Mountain Bikes essa medida é apresentada em polegadas: 17", 18", 19" etc

Nas Speed, Híbridas e Estradeiras a medida é em centímetros: 50, 52, 54 cm etc

Veja na tabela abaixo o tamanho de bicicleta adequado para sua altura.



Top Tube Horizontal = Tubo superior do quadro da bicicleta. Define o comprimento da bicicleta.

Essa medida também é usada para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista, e deve ser tomada em linha reta, paralela ao chão. Vai desde o centro do tubo frontal até o centro do canote de selim da bicicleta.

Alguns fabricantes de bicicletas apresentam seus modelos com ligeira diferença no comprimento do top tube horizontal. Para ciclistas com o tronco mais longo, recomenda-se os modelos com top tube horizontal mais longo e para ciclistas com o tronco mais curto, um top tube mais curto. Por isso é fundamental que se experimente modelos e marcas diferentes antes da compra pois bicicletas com mesmo tamanho nominal podem apresentar diferenças em suas geometrias. Na dúvida, consulte um profissional e faça um bike fit antes da compra pois para cada tipo físico e dependendo do uso que se pretende fazer da bicicleta existem medidas e ajustes diferentes.

Top Tube mais curto: ideal para plano, uso urbano e iniciantes; serve para manter o ciclista numa posição de condução mais em pé, o que facilita olhar o trânsito. O ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta. Ciclista em posição mais em pé tem maior dificuldade em realizar subidas. O pescoço é menos exigido. A lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.

Top Tube mais longo: ideal para esportistas e profissionais: visa retirar o máximo do funcionamento muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando a manutenção de altas velocidades.

Antes da compra recomendamos também a leitura do Capítulo 16 "A Bicicleta"
Na hora da compra é fundamental a escolha da bicicleta que corresponda ao tamanho do ciclista
Tabela básica - altura do ciclista x tamanho da bicicleta

Se houver dificuldade em encontrar bicicleta fabricada no Brasil que corresponda a altura do ciclista deve-se, sem dúvida, partir para as importadas. Não compre uma bicicleta inadequada para seu tamanho.

fonte: http://www.escoladebicicleta.com.br/medidaseuso.html

Outro SITE muito bom é o BIKE MAGAZINE (de Portugal) - CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: