04 outubro 2011

O que é esse tal de Desafio da Mobilidade?

Tão me perguntando por que venho postando quase que diariamente no meu blog e no facebook e no Twitter. Simples: fui selecionado, junto com outras duas pessoas, a participar de um concurso na Zazcar, chamado "Desafio da Mobilidade". Para isso, precisamos ficar um mês sem usar carro próprio e postar diariamente algo sobre essa nossa experiência no twitter e no facebook, além de escrever algo no blog. Também preciso enviar um log semanal com todos os tipos de transporte utilizado e quanto tempo fiquei em cada um deles. Até patinete, skate, caminhada, enfim, tudo que se move. No meu caso, concentro todas minhas atividades em ônibus, metrô, caminhada e taxi, nesta ordem de preferência. Tenho um bilhete único que recarreguei até a data de hoje com R$ 815 o que dá uma média de R$ 90,00 por mês. Considerando que cada busão custa R$ 3,00 pode-se deduzir que pego 30 ônibus por mês. Conta errada. Graças às 3h de tolerância entre primeira e última viagem, chego a usar até 4 ônibus pagando apenas uma viagem. A coisa desanda quando entra metrô na jogada. Aí, paga-se uma diferença de R$ 1,49 e toda combinação muda. Conforme gráfico abaixo, fica fácil perceber como funciona este sistema. Seja como for, duvido que qualquer pessoa que tenha carro, gaste apenas 90 reais por pessoa por mês.  

Nenhum comentário: