25 outubro 2011

Perto e Longe não existe mais com Internet

Bar Indigo, em 4 Mandlik Road Colaba, Bombay (Mumbai), 400-001. Um lugar onde nunca estive...

Provavelmente o conceito de "longe" - nos dias de hoje - deve ser fora do espaço terrestre. Pois no mais, além de tudo ser perto e acessível, tudo já é conhecido, mesmo sem ter-se estado lá. O Google Maps, assim como os buscadores acabaram com as surpresas de novas descobertas. O bar do outro lado do pacífico vc já viu em fotos, sabe em que rua está, quantos quilômetros afastado do aeroporto, qual ônibus pegar, e se precisar de taxi, quanto vai custar aproximadamente a corrida. E você nem chegou lá ainda... Capaz de já ter feito inclusive um passeio virtual por dentro do bar, saber a cor das paredes e onde fica o banheiro.

Mas pensemos mais no micro-cosmo. Se há uma diferença em sair de um ponto e chegar noutro de carro ou de transporte público, é que de carro, pode-se optar em ser bem mais "burro". Explico: você sai de casa, liga seu GPS, e vai fazendo o que ele mandar. Caso não tenha GPS, para num posto de gasolina e pergunta como fazer pra chegar lá onde você quer chegar.

Já pra quem usa Transporte Público, não dá pra ser burro: é necessário saber de antemão quais meios de transporte irá usar. Precisa saber onde fica o ponto de ônibus (muitos deles são inexistentes como na Rua Butantã, que tem 3 paradas diferenciadas, e apenas duas sinalizadas. A terceira é "em frente ao açouge"). Se tem identificação do ponto, não tem identificação das linhas: até que horas eles funcionam, se funcionam fins de semana, etc. Se for de taxi, tem que ter um telefone de empresa de taxi de antemão, sob ameaça de ficar plantado fazendo sinal pra taxi lotado (com o advento do ISOFILM não se enxerga mais nada dentro do TAXI pra saber se tá lotado ou não - some-se a isso os descansos de pescoço, que se confundem com passageiros. Solução é dar sinal pra tudo que é TAXI até algum deles parar.) Enfim, sem planejamento, as chances de ficar pegando ônibus ou metrô errado, ou descer em parada errada, ou mesmo não pegar nada, e ficar plantado em parada desativada é bem grande.

Portanto, burrice e Transporte Público não combina. Precisa conhecer tudo antes, de preferência já ter visto todo o percurso no Google Maps (precisa saber como usar o Google Maps), ou já ter listado quais empresas servem o itinerário desejado ligando para 158, serviço oferecido pela prefeitura de São Paulo, (ligação gratuíta 24x7 inclusive de celular) e perguntando como chegar de um ponto ao outro. E nem sempre confiar na resposta, porque muitas vezes, as informações não procedem. Tá difícil pensar? Planejar? Se orientar? Bem, nesse caso, compre um carro.

Nenhum comentário: